domingo, 2 de setembro de 2012

A CARTA DE 2070.



ATIVIDADE EXTRA CLASSE
Conteúdo Estruturante: Dimensão Socioambiental do Espaço Geográfico.
Conteúdo Básico: A produção do espaço geográfico e impactos ambientais sobre a água e o solo.
Objetivo: - Possibilitar ao aluno uma compreensão da importância dos recursos
hídricos para a sobrevivência do homem e da continuidade e do equilíbrio da vida no planeta bem como a necessidade de usar esses recursos de forma racional para a sua preservação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS- Compreender a distribuição desigual da água no mundo; conhecer as ameaças aos recursos hídricos; entender o problema da escassez da água; avaliar a importância dos recursos hídricos para a vida dos seres humanos.

1-      Leia o texto abaixo:
CARTA ESCRITA NO ANO DE 2070
            Estamos no Ano 2070 e acabo de completar os 50 anos, mas a minha aparência é de alguém de 85. Tenho sérios problemas renais porque bebo pouca água. Creio que me resta pouco tempo. Hoje sou uma das pessoas mais idosas nesta sociedade.                                                                                                                 Recordo quando tinha 5 anos. Tudo era muito diferente. Havia muitas árvores nos parques, as casas tinham bonitos jardins e eu podia desfrutar de um banho de chuveiro cerca de uma hora.                                                                            Agora usamos toalhas em azeite mineral para limpar a pele. Antes todas as mulheres mostravam a sua formosa cabeleira. Agora devemos rapar a cabeça para a manter limpa sem água. Antes o meu pai lavava o carro com a água que saía de uma mangueira. Hoje os meninos não acreditam que a água se utilizava dessa forma. Recordo que havia muitos anúncios que diziam CUIDA DA ÁGUA, só que ninguém lhes ligava; pensávamos que a água jamais se podia terminar.                    Agora, todos os rios, barragens, lagoas e mantos aqüíferos estão irreversivelmente contaminados ou esgotados. Antes a quantidade de água indicada como ideal para beber era oito copos por dia por pessoa adulta. Hoje só posso beber meio copo. A roupa é descartável, o que aumenta grandemente a quantidade de lixo; tivemos que voltar a usar os poços sépticos (fossas) como no século passado porque as redes de esgotos não se usam por falta de água. A aparência da população é horrorosa; corpos desfalecidos, enrugados pela desidratação, cheios de chagas na pele pelos raios ultravioletas que já não tem a capa de ozônio que os filtrava na atmosfera, imensos desertos constituem a paisagem que nos rodeia por todos os lados. As infecções gastrointestinais, enfermidades da pele e das vias urinárias são as principais causas de morte.               A indústria está paralisada e o desemprego é dramático. As fábricas dessalinizadoras são a principal fonte de emprego e pagam-te com água potável em vez de salário.                                                                                                            Os assaltos por um bidão de água são comuns nas ruas desertas. A comida é 80% sintética. Pela ressequidade da pele uma jovem de 20 anos está como se tivesse 40.                                                                                                                 Os científicos investigam, mas não há solução possível. Não se pode fabricar água, o oxigênio também está degradado por falta de árvores o que diminuiu o coeficiente intelectual das novas gerações. Alterou-se a morfologia dos espermatozóides de muitos indivíduos, como conseqüência há muitos meninos com insuficiências, mutações e deformações. O governo já nos cobra pelo ar que respiramos. 137m3 por dia por habitante e adulto. A gente que não pode pagar é retirada das "zonas ventiladas", que estão dotadas de gigantescos pulmões mecânicos que funcionam com energia solar, não são de boa qualidade mas pode-se respirar, a idade média é de 35 anos.Em alguns países ficam manchas de vegetação com o seu respectivo rio que é fortemente vigiado pelo exercito, a água é agora um tesouro muito cobiçado, mais do que o ouro ou os diamantes. Aqui agora já não há árvores porque quase nunca chove, e quando chega a registrar-se uma precipitação, é de chuva ácida; as estações do ano tem sido severamente transformadas pelas provas atômicas e da indústria contaminante do século XX. Advertiam-se que havia que cuidar o meio ambiente e ninguém fez caso. Quando a minha filha me pede que lhe fale de quando era jovem descrevo o bonito que eram os bosques, a chuva, as flores, do agradável que era tomar banho e poder pescar nos rios e barragens, beber toda a água que quisesse, o saudável que as pessoas eram. Ela pergunta-me: papá! Porque acabou a água? Então, sinto um nó na garganta; não posso deixar de sentir-me culpado, porque pertenço à geração que terminou destruindo o meio ambiente ou simplesmente não tomamos em conta tantos avisos. Agora os nossos filhos pagam um preço alto e sinceramente creio que a vida na terra já não será possível dentro de muito pouco porque a destruição do meio ambiente chegou a um ponto irreversível.                                                                                                            Como gostaria de voltar atrás e fazer com que toda a humanidade compreendesse isto quando ainda podíamos fazer alguma coisa para salvar o nosso planeta terra!                                (Extraído da revista biográfica “Crônicas de los Tiempo”)

2- Responda as questões de acordo com o texto e seus conhecimentos:
A - Qual o Assunto principal da carta? (Valor: 0,1)
B - Quais os motivos que contribuíram para que a situação da água chegasse a esse ponto? (Valor: 0,2)
C - Cite quatro hábitos cotidianos que foram transformados por causa do “caos” do meio ambiente. (Valor: 0,2)
D - Descreva os problemas ambientais existentes no período citado pela carta. (Valor: 0,2)
E- De acordo com a Carta escrita no ano de 2070 como é a aparência física das pessoas? (Valor: 0,2)
F- Copie a frase em que aparecem as palavras: chuva ácida, oxigênio, desemprego e vegetação. (Valor: 0,3)
G - Que valor a água terá nesse período? (Valor: 0,1)
H - É possível perceber nessa carta as diferenças socioeconômicas da população? Todos terão os mesmos direitos e deveres? Por quê? (Valor: 0,2)
I- Cite algumas medidas simples que podemos adotar em nosso cotidiano que estariam ajudando na preservação da quantidade de água doce existente no planeta terra. (Valor: 0,1)
J- Transcreva o trecho da carta que mais lhe chamou a atenção, causando sentimento de tristeza, indignação, revolta, dentre outros e explique seus motivos. (Valor: 0,1)
K - Crie um slogan ou um panfleto alertando a população sobre os cuidados que devemos ter para preservar a água doce existente no planeta Terra. (Valor: 0,3)



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