ATIVIDADE EXTRA CLASSE
Conteúdo Estruturante: Dimensão Socioambiental do Espaço
Geográfico.
Conteúdo Básico: A produção do espaço geográfico e impactos
ambientais sobre a água e o solo.
Objetivo: - Possibilitar ao aluno
uma compreensão da importância dos recursos
hídricos para a sobrevivência do homem e da
continuidade e do equilíbrio da vida no planeta bem como a necessidade de usar
esses recursos de forma racional para a sua preservação.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS- Compreender
a distribuição desigual da água no mundo; conhecer as ameaças aos recursos
hídricos; entender o problema da escassez da água; avaliar a importância dos
recursos hídricos para a vida dos seres humanos.
1-
Leia o texto abaixo:
CARTA ESCRITA NO ANO DE 2070
Estamos
no Ano 2070 e acabo de completar os 50 anos, mas a minha aparência é de alguém
de 85. Tenho sérios problemas renais porque bebo pouca água. Creio que me resta
pouco tempo. Hoje sou uma das pessoas mais idosas nesta sociedade.
Recordo quando tinha 5 anos. Tudo era muito
diferente. Havia muitas árvores nos parques, as casas tinham bonitos jardins e
eu podia desfrutar de um banho de chuveiro cerca de uma hora.
Agora usamos toalhas em azeite mineral
para limpar a pele. Antes todas as mulheres mostravam a sua formosa cabeleira.
Agora devemos rapar a cabeça para a manter limpa sem água. Antes o meu pai
lavava o carro com a água que saía de uma mangueira. Hoje os meninos não
acreditam que a água se utilizava dessa forma. Recordo que havia muitos
anúncios que diziam CUIDA DA ÁGUA, só que ninguém lhes ligava; pensávamos que a
água jamais se podia terminar.
Agora, todos os rios,
barragens, lagoas e mantos aqüíferos estão irreversivelmente contaminados ou
esgotados. Antes a quantidade de água indicada como ideal para beber era oito
copos por dia por pessoa adulta. Hoje só posso beber meio copo. A roupa é
descartável, o que aumenta grandemente a quantidade de lixo; tivemos que voltar
a usar os poços sépticos (fossas) como no século passado porque as redes de
esgotos não se usam por falta de água. A aparência da população é horrorosa;
corpos desfalecidos, enrugados pela desidratação, cheios de chagas na pele
pelos raios ultravioletas que já não tem a capa de ozônio que os filtrava na
atmosfera, imensos desertos constituem a paisagem que nos rodeia por todos os
lados. As infecções gastrointestinais, enfermidades da pele e das vias
urinárias são as principais causas de morte. A
indústria está paralisada e o desemprego é dramático. As fábricas
dessalinizadoras são a principal fonte de emprego e pagam-te com água potável
em vez de salário.
Os assaltos por um bidão de água são
comuns nas ruas desertas. A comida é 80% sintética. Pela ressequidade da pele
uma jovem de 20 anos está como se tivesse 40.
Os científicos investigam, mas não há solução
possível. Não se pode fabricar água, o oxigênio também está degradado por falta
de árvores o que diminuiu o coeficiente intelectual das novas gerações. Alterou-se
a morfologia dos espermatozóides de muitos indivíduos, como conseqüência há
muitos meninos com insuficiências, mutações e deformações. O governo já nos
cobra pelo ar que respiramos. 137m3 por dia por habitante e adulto. A gente que
não pode pagar é retirada das "zonas ventiladas", que estão dotadas
de gigantescos pulmões mecânicos que funcionam com energia solar, não são de
boa qualidade mas pode-se respirar, a idade média é de 35 anos.Em alguns países
ficam manchas de vegetação com o seu respectivo rio que é fortemente vigiado
pelo exercito, a água é agora um tesouro muito cobiçado, mais do que o ouro ou
os diamantes. Aqui agora já não há árvores porque quase nunca chove, e quando
chega a registrar-se uma precipitação, é de chuva ácida; as estações do ano tem
sido severamente transformadas pelas provas atômicas e da indústria
contaminante do século XX. Advertiam-se que havia que cuidar o meio ambiente e
ninguém fez caso. Quando a minha filha me pede que lhe fale de quando era jovem
descrevo o bonito que eram os bosques, a chuva, as flores, do agradável que era
tomar banho e poder pescar nos rios e barragens, beber toda a água que
quisesse, o saudável que as pessoas eram. Ela pergunta-me: papá! Porque acabou
a água? Então, sinto um nó na garganta; não posso deixar de sentir-me culpado,
porque pertenço à geração que terminou destruindo o meio ambiente ou
simplesmente não tomamos em conta tantos avisos. Agora os nossos filhos pagam
um preço alto e sinceramente creio que a vida na terra já não será possível
dentro de muito pouco porque a destruição do meio ambiente chegou a um ponto
irreversível.
Como gostaria de voltar
atrás e fazer com que toda a humanidade compreendesse isto quando ainda
podíamos fazer alguma coisa para salvar o nosso planeta terra! (Extraído da revista biográfica
“Crônicas de los Tiempo”)
2- Responda as questões de acordo com o texto e seus
conhecimentos:
A -
Qual o Assunto principal da carta? (Valor: 0,1)
B -
Quais os motivos que contribuíram para que a situação da água chegasse a esse
ponto? (Valor: 0,2)
C -
Cite quatro hábitos cotidianos que foram transformados por causa do “caos” do
meio ambiente. (Valor: 0,2)
D -
Descreva os problemas ambientais existentes no período citado pela carta.
(Valor: 0,2)
E-
De acordo com a Carta escrita no ano de 2070 como é a aparência física das
pessoas? (Valor: 0,2)
F-
Copie a frase em que aparecem as palavras: chuva ácida, oxigênio, desemprego e
vegetação. (Valor: 0,3)
G -
Que valor a água terá nesse período? (Valor: 0,1)
H -
É possível perceber nessa carta as diferenças socioeconômicas da população?
Todos terão os mesmos direitos e deveres? Por quê? (Valor: 0,2)
I-
Cite algumas medidas simples que podemos adotar em nosso cotidiano que estariam
ajudando na preservação da quantidade de água doce existente no planeta terra.
(Valor: 0,1)
J-
Transcreva o trecho da carta que mais lhe chamou a atenção, causando sentimento
de tristeza, indignação, revolta, dentre outros e explique seus motivos.
(Valor: 0,1)
K -
Crie um slogan ou um panfleto alertando a população sobre os cuidados que
devemos ter para preservar a água doce existente no planeta Terra. (Valor: 0,3)
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